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Para circular com toda a estabilidade e segurança, há indicadores de desgaste que não devem ser ignorados. O C. Santos VP oferece-lhe dicas valiosas que asseguram a longevidade dos pneus do seu veículo.
A etiqueta dá-lhe a informação acerca do nome comercial ou marca do fabricante, designação da dimensão, identificação do tipo de pneu (por exemplo, C1, C2 ou C3).
Uma das principais mudanças após 1 de maio de 2021, refere-se aos níveis de classificação à resistência de rolamento e de travagem em piso molhado que agora reduz-se a 5 níveis, desde A (mais eficiente) a E (menos eficiente).
É incorporado o pictograma com a montanha de 3 sulcos com um floco de neve no seu interior que certifica a aderência na neve ("3 Peaks Mountain Snow Flake") e um pictograma de "aderência no gelo", representado por um triângulo com uma montanha no seu interior que surgem quando o pneu cumpre com estas certificações.
Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil de executar, a verificação da pressão dos pneus tem algumas normas a ser cumpridas. Para começar, deve ser realizada quando os pneus estão frios. Depois, basta seguir quatro passos muito simples:
Passo 1 - Deve inserir o manómetro na haste da válvula do pneu.
Passo 2 - Esperar que o manómetro exiba o número que corresponde à pressão atual do pneu do seu veículo.
Passo 3 - Comparar o valor que é apresentado com o recomendado pelo fabricante.
Passo 4 - Se a pressão estiver acima do aconselhado, deve deixar sair ar até que estas coincidam. Se estiver abaixo, acrescentar ar até obter o valor correto.
Estamos cá para o ajudar a tratar bem dos pneus do seu veículo. Veja a explicação do nosso especialista.
Além de verificar a pressão de forma regular, deve observar o estado geral dos pneus em termos de desgaste, pequenos cortes no rebordo ou bolhas visíveis à superfície, de forma a perceber se estão em condições de enfrentar o inverno ou se, pelo contrário, estão a precisar de substituição.
Os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros e é recomendável pelo fabricante a substituição aos três milímetros, sendo que a legislação portuguesa aponta para uma profundidade mínima de 1,6 milímetros. Abaixo desse limite, arrisca-se a uma multa no caso de verificação pelas autoridades. Além disso, arrisca-se a não passar na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO).
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